quarta-feira, 27 de abril de 2011

SOCIEDADE E O AMBIENTE


          Vivemos em uma sociedade cada vez mais urbana e industrializada.  A população das cidades geralmente consome muito mais que necessita e que produz diariamente enormes quantidades de gases, lixo e esgoto, produzindo poluição em excesso que prejudica o meio ambiente de forma grave e constante.
          Para manter a rotina de consumo das cidades, ecossistemas naturais são destruídos para ceder espaço a pastos para gado e à agricultura.  O desmatamento, além de contribuir para o aquecimento global, também é diretamente relacionado a quedas na Biodiversidade do planeta.  Nunca em todos os tempos o desequilíbrio ecológico e a extinção de espécies foi tão rápido e extenso como hoje.
         Nenhum organismo vive de forma isolada, sem fazer parte de um ambiente. Nos, seres humanos, fazemos parte da natureza assim como outros organismos; embora nem sempre contribuímos para seu equilíbrio.
         Além de ameaçar o equilíbrio da natureza pela utilização de seus recursos naturais, o crescimento populacional humano em escala desenfreada provoca extrema desigualdade social.
        As soluções para as questões ambientais são complexas, dependendo de leis e ações governamentais.  Mas a população humana pode e deve contribuir de forma decisiva para a sustentabilidade ambiental.
         Não podemos esquecer que para pensar em sustentabilidade, devemos primeiro pensar em EDUCAÇÃO AMBIENTAL voltada para a sustentabilidade. 





p










Nenhum comentário:

Postar um comentário