terça-feira, 12 de abril de 2011

Gravidade do acidente nuclear no Japão aumentou.

12 de março
Agência de segurança nuclear do Japão aumentou o nível da crise na Usina Nuclear de Fukushima para o nível 7. O nível estava em 5.
A agência disse a repórteres na terça-feira que grandes quantidades de substâncias radioativas que podem afetar a saúde humana e o ambiente podem ser liberados em uma grande área.
Nível 7 é a classificação mais alta em uma norma internacional e equivalente à gravidade registrada após o desastre de Chernobyl em 1986.
Mas a agência disse que o volume de radiação de Fukushima é um décimo de Chernobyl.
A agência disse que os seus cálculos mostram que 370 mil terabecquerels de iodo radioativo e césio 131 e 137 vazaram da usina.
A comissão de segurança nuclear, numa conferência de imprensa conjunta com o órgão, indicou que o vazamento estimado foi de 630 mil terabecquerels de ambas as substâncias.
Um terabecquerel é equivalente a um trilhão de becquerel (1). As duas organizações dizem que a fuga constitui um nível 7.
O oficial sênior da agência Hidehiko Nishiyama disse que 29 pessoas morreram de exposição à radiação em Chernobyl, mas não há vítimas fatais de radiação em Fukushima.
Ele acrescentou que, o reator nuclear de Chernobyl explodiu, o que não aconteceu em Fukushima. A usina  foi danificada pelas explosões de hidrogênio. Ele disse que os reatores se mantêm inteiros.
Nishiyama também disse que a atualização do nível da crise não afeta o plano de evacuação existente, pois foi feito com base na avaliaçãode nível alto de radiação.
A agência é obrigada a anunciar a gravidade de uma crise em uma instalação nuclear com base no padrão internacional de zero até 7 fixados pela Escala Internacional de Eventos Nucleares.
    Obs: 
                   (1)
Becquerel (símbolo Bq ) (pronuncia-se: ser krel) é a unidade derivada do SI (2) da radioatividade . Um Bq é definido como a atividade de uma quantidade de material radioativo no qual um núcleo decai por segundo . A unidade Bq é, portanto, equivalente a -1 . O becquerel é nomeado para Henri Becquerel , que compartilhavam um Prêmio Nobel , com Pierre e Marie Curie, por seu trabalho na descoberta da radioatividade.
               (2)
Sistema Internacional de Unidades (SI) especifica um conjunto de unidade de prefixos conhecido como prefixos SI ou prefixos métricos. Um prefixo SI é um nome que precede uma unidade básica de medida para indicar um decádico múltiplos ou fração da unidade. Cada prefixo tem um símbolo único que é anteposto ao símbolo da unidade. Os prefixos SI são padronizados pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), em resoluções datando de 1960 a 1991. [ 1 ] Seu uso não está limitado a unidades SI e muitos deles datam da introdução do sistema métrico no 1790.
prefixos SI são usadas para reduzir o número de zeros mostrado em quantidades numéricas antes ou depois do ponto decimal. Por exemplo, uma corrente elétrica de 0,000 000 001 ampères , ou um bilionésimo ( de pequena escala ) de um ampere, é escrito utilizando o SI-prefixo nano como um nanoampere ou nA .


Nenhum comentário:

Postar um comentário