quinta-feira, 24 de março de 2011

SAÚDE

Cerca de 4,7 mil pessoas morrem de tuberculose por ano no Brasil
No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, o Ministério da Saúde divulga dados sobre a doença no país. São 72 mil novos casos por ano, com uma taxa de incidência de 37,99 por 100 mil habitantes.
REDAÇÃO ÉPOCA, COM AGÊNCIA BRASIL
Cerca de 4,7 mil pessoas morrem todos os anos no Brasil vítimas da tuberculose, segundo dados do Fundo Global Tuberculose Brasil. A doença, que pode ser prevenida, tratada e mesmo curada, afeta principalmente os pulmões, causando tosses acompanhadas de sangramento. No século passado, a tuberculose era considerada uma das grandes e maiores causas de morte no mundo todo. 

Em 1982, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu 24 de março como Dia Mundial de Combate à Tuberculose, uma homenagem, então, aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da doença. Nesta quinta-feira (24), em comemoração à data, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, afirmou que um terço de todas as pessoas com a doença no mundo não recebem o diagnóstico correto ou o tratamento adequado.
TUBERCULOSE O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, fala em solenidade que marca o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose.
Apesar de o mundo já ter evoluído bastante em seu combate, a tuberculose continua sendo fatal em muitos dos casos e pode atacar não só os pulmões, mas ossos, rins e meninges (as membranas que envolvem o cérebro). Preocupa ainda a ONU as diferentes mutações mais resistentes do bacilo, o que tem atrapalhado o processo de erradicação da doença.

No Brasil, a preocupação com a tuberculose é parte de vários programas do governo. O próprio fundo foi instituído para tentar melhorar o combate à doença no país, que cresce a uma proporção de 72 mil novos casos por ano. Ele pretende criar mobilização social, alertar e orientar a população sobre os riscos da tuberculose, seus sintomas, como prevení-la, diagnosticá-la e tratá-la. Hoje, o Brasil ainda faz parte de uma lista em que estão os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo todo - embora ocupe, hoje, o 19º lugar.
 

Entre 2008 e 2010, o Brasil conseguiu reduzir os casos da doença de 73.673 para 70.601, o que significa uma taxa de incidência de 37,99 por cada 100 mil habitantes. Ainda assim, a tuberculose é a terceira causa de óbitos por doenças infecciosas e a primeira entre pacientes com aids no país.
 

“Nós acreditamos que, mantido o progresso atual, em cinco anos estaremos muito próximos de deixar o grupo dos 20 países com mais casos no mundo”, afirma o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.
 

Segundo o Ministério da Saúde, que desenvolveu uma campanha nesta quinta-feira (24) para combater a doença, as pessoas devem ficar atentas, já que muitos não apresentam sintomas ou os têm de forma muito leve.
 

“A população deve ficar atenta ao principal sintoma da tuberculose, que é tosse por mais de três semanas, com ou sem catarro. Apresentando esse sintoma, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde para fazer o diagnóstico. Se for tuberculose, o tratamento é iniciado imediatamente e a cadeia de transmissão é interrompida”, afirma o secretário. Ele lembra também que outros sintomas incluem o cansaço extremo, febre baixa geralmente no período da tarde, sudorese noturna, falta de apetite, palidez, emagrecimento acentuado, rouquidão, fraqueza e prostração.
 

A campanha atenta ainda para o fato de que doença é transmissível. Ela é contraída pela saliva do doente, que fica no ar após ele falar, espirrar ou tossir. O quadro pode ser mais perigoso para quem já tenha aids, diabetes, insuficiência renal crônica, desnutridas, além de atacar mais forte também idosos doentes, alcoólatras, viciados em drogas e fumantes.
 

Para prevenir a doença é necessário imunizar crianças de até 4 anos – sobretudo as menores de 1 ano – com a vacina BCG. A prevenção inclui ainda evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados. O secretário Jarbas Barbosa também lembra que a tuberculose tem cura quando tratada logo em seu início. Em 2008, por exemplo, o percentual de cura foi de aproximadamente 73%. A meta do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), da Secretaria de Vigilância em Saúde, é atingir 85%, como recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
LH

Época    24/03/2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário