sábado, 21 de maio de 2011

BULLYING

Mato Grosso do Sul, Quinta-Feira, 19 de Maio de 2011 - 10:30
Promotoria da Infância e Juventude promove palestra nas escolas
Dentro do Projeto “Educação e Justiça” alunos ouvem orientação sobre indisciplina - Foto: Natalho Cuer
Um dos projetos mais bem aceitos pela comunidade escolar é o “Educação e Justiça”, implantado ainda quando o Promotor Marcos Alex Vera se encontrava atuando na cidade. As duas primeiras escolas contempladas foram a Municipal Efantina de Quadros e a Estadual Irman Ribeiro.

Diante dos resultados altamente positivos alcançados pelo Projeto, o promotor Ricardo Bento Crepaldi, com o apoio de membros da Polícia Militar da Ronda Escolar, estão dando sequência realizando palestras e orientando alunos sobre a indisciplina e não violência nas escolas.

Neste dia 18, na Escola Efantina de Quadros, localizada na Morada do Sol, aconteceu uma palestra pelo Promotor Ricardo Bento Crepaldi, dirigida aos alunos dos 6ºs aos 9ºs anos, quando se discutiu a indisciplina escolar, o uso de bulling e de aparelhos celulares nas escolas.

De acordo com o Promotor, a escola e a sociedade caminham juntas e é necessário prevenir atitudes que possam desencadear violência. O Projeto Educação e Justiça no Enfrentamente à Indisciplina Escolar tem sido um excelente instrumento que vem contribuindo com professores, alunos e pais, para a manutenção da ordem e da disciplina nas escolas.

Pelo projeto, neste dia 19, às 19h30, será realizada nova palestra para os alunos do período noturno, também com a participação da Ronda Escolar, que tem tido eficiência extremamente positiva nas escolas, de acordo com a própria comunidade. Depois que os projetos foram implantados, houve diminuição sensível da indisciplina e da violência nas unidades contempladas. Em 2010, foram registrados 10 casos, e este ano, mais uma escola será inserida no Projeto. A Secretaria Municipal de Educação já está encaminhando a documentação necessária, para inserir a Escola Municipal João de Lima Paes, dentro do programa, a partir do mês de julho.

O Programa utiliza de medidas sócio-educativas quando são detectados casos de violência ou bulling, ou ainda de indisciplina, os quais não foram solucionados por medidas pedagógicas adotadas. Os alunos, muitas vezes, em função da falta de disciplina familiar se envolvem em ocorrências de indisciplina, e de acordo com o Promotor, o projeto está tornando mais fáceis as ações que visam a conscientização da criança e do adolescente, sobre as regras da boa convivência escolar e incentivando a maior participação dos pais na vida escolar dos filhos. “ É preciso desmistificar a idéia de que não há responsabilização pelos atos de insdisciplina praticados no ambiente escolar”, diz o Promotor.

Estiveram presentes à palestra , além da diretora Mara Ivane de Oliveira Costa, que iniciou as falas; a Secretária Nair Lorencini Russo, que agradeceu a participação da Promotoria, dos integrantes da Rota Escolar e de todos os envolvidos no projeto, professores, os integrantes da Rota Escolar Elitone Antonio Angelo e Selma Felix dos Santos.


Fonte:    http://www.agorams.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário