sábado, 21 de maio de 2011

BULLYING

Bauru dá a largada para a Semana da Diversidade de 2011
Ricardo Santana
A Associação Bauru pela Diversidade (ABD) e representantes de secretarias municipais e Conselhos Municipais se reuniram ontem para programar a Semana de Combate ao Preconceito e a Discriminação marcada para o final do mês de agosto. Denominada como Semana da Diversidade, o evento terá como tema neste ano “A Educação é a Solução: Todos contra o Bulling”.

Durante toda semana, as atividades promovem uma efervescência que culmina na já tradicional Parada da Diversidade. De acordo com Marcos Souza, presidente da ABD, a projeção deste ano é reunir aproximadamente 50 mil pessoas na avenida Nações Unidas.

“Para combater o preconceito, a intolerância e a violências contra as populações vitimadas pelas desigualdades”, acrescenta Souza.

Nessa primeira reunião foram convidados apenas as secretarias e os Conselhos Municipais. Para os próximos encontros, o convite se estenderá à participação de outras instituições públicas ou privadas com alguma atuação no âmbito do combate ao preconceito. “Seja ele de raça, gênero ou quaisquer outras formas de intolerância e violência”, define.

A próxima reunião está agendada para o dia 27 deste mês, a partir das 14h30, no espaço Café com Política, do Jornal da Cidade. Souza acrescenta que será oficializado o início dos trabalhos de organização da Semana de Combate ao Preconceito e a Discriminação.

Ele destaca que, em parceria com a Sebes e outras secretarias, a Semana da Diversidade é regulamentada pela lei municipal número 5.972, de 27 de setembro de 2010. Conforme prevê esta legislação, a Secretaria Municipal do Bem-Estar Social (Sebes) em parceria com outros órgãos governamentais e não governamentais, desenvolverá atividades de debates, pesquisas e esclarecimento público sobre o preconceito e a discriminação, o direito a diferença com igualdade de direitos que vitimam todos os segmentos da sociedade.





Novidades

Souza explica que a quarta edição da Semana da Diversidade será no dia 28 de agosto. Ele explica que o lançamento da Semana acontecerá no dia 22 de agosto, em um lugar ainda em fase de definição. Neste dia, serão entregues os troféus “Eu faço a Diferença”. Souza lembra que o prêmio é oferecido anualmente pela ABD para pessoas e empresas que fazem a diferença na cidade no combate ao preconceito e a discriminação.

Durante toda a Semana, instituições públicas e privadas realizarão atividades de combate ao bullling e ao assédio moral.

A ABD pretende realizar nessa Semana a 1ª Conferência Municipal de Atenção a Diversidade Sexual juntamente com o Conselho recém-criado. No dia 26 de agosto, todas as instituições que participarem da Semana, apresentarão um relatório das as atividades realizadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário